quarta-feira, 19 de junho de 2013

ROMANTISMO BRASILEIRO


 

O período literário denominado Romantismo iniciou-se na Europa, sendo pioneiro na Alemanha e na Inglaterra, não obstante foi divulgado pela França. Essa nova escola literária se deu no Brasil por volta de 1836, com a publicação de Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, embora o Romantismo Brasileiro tem sido bastante influenciada pelos europeus, ele possuiu aqui características próprias, a valorização da figura literária do índio é um exemplo.

O Romantismo é a atitude intelectual que caracterizou diversos trabalhos de literatura, pintura, música, arquitetura, crítica e historiografia da civilização ocidental durante o período que vai do fim do século XVIII até meados do século XIX.

Naquela época, o Brasil passava pelo processo de emancipação política, em 1822 com a Independência do país e a instalação da família portuguesa os ideias do movimento ganharam força. A principal característica do Romantismo é a oposição ao estilo Clássico, aos preceitos de ordem, harmonia, equilíbrio, idealização e racionalidade que eram próprios dos movimentos anteriores, a apreciação da natureza também era constante, observa-se a exaltação da emoção em detrimento da razão, isto é, ênfase na imaginação, o exame meticuloso da personalidade humana; preocupação com o gênio, o herói e o foco em seus conflitos interiores, interesse pelas origens históricas e culturais da nação; predileção pelo exótico, estranho e oculto.

No que se refere à estética e à estrutura formal, nota-se que a arte é uma força que provém das profundidades do gênio, há uma busca de uma linguagem nova que melhor traduza a força dos sentimentos com: exclamações, vocativos, monólogo, linguagem oralizante, suspensões frásicas. A nova sensibilidade é ainda vazada em formas clássicas, como o soneto. Começa, contudo, a verificar-se a recusa das regras, dos preceitos.

Sob essa égide, achou-se necessário aqui sintetizar as principais características, que se desdobram em três gerações, do Romantismo, a saber:
• Liberdade de criação e de expressão
• Nacionalismo
• Historicismo
• Medievalismo
• Tradições populares
• Individualismo, egocentrismo
• Pessimismo
• Escapismo
• Crítica social

O Romantismo Brasileiro subdividiu-se, assim, em três gerações, a primeira geração se constituiu em uma geração nacionalista ou indianista em que se valoriza a exaltação à natureza e à pátria, à volta ao passado histórico e a criação do herói nacional na figura do índio. Os principais poetas são: Gonçalves de MagalhãesGonçalves Dias e Araújo Porto Alegre.

A segunda geração caracterizou pela geração do mal-do-século em que foi marcado pela influência da poesia de Lord Byron. A fuga da realidade, o pessimismo, o tédio, o desencanto, a insatisfação e a melancolia são algumas das características dessa fase. Entre os poetas de mais destaques estão: Álvares de AzevedoCasimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.

Por fim, na Terceira geração intitulada geração condoreira, o Brasil começa a viver um novo momento. As poesias dessa fase refletem os acontecimentos sociais, discursando principalmente sobre a liberdade. Temos como principais poetas Castro Alves e Sousândrade.


REFERÊNCIAS

 

ROMANTISMO. Disponível em:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=definicoes_texto&cd_verbete=12163&lst_palavras Acesso Em 20/04/2013

 

SORIANO, Tiago. Os principais escritores do Romantismo brasileiro – Poesia. Disponível em: http://www.infoescola.com/literatura/os-principais-escritores-do-romantismo-brasileiro-poesia/ Acesso Em 20/05/2013

 

Principais escritores do Romantismo no Brasil. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/romantismo/principais_escritores_brasil.htm acesso em 19/06/2013

MITYE, Camila. Três faces do Romantismo brasileiro. Disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/romantismo-no-brasil.htm acesso em 19/06/2013.

 

CABRAL, Marina. Características do Romantismo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/caracteristicas-romantismo.htm acesso em 19/06/2013.


3 comentários: