quarta-feira, 19 de junho de 2013

REALISMO E NATURALISMO: BREVE RESGATE


 

O Realismo e o Naturalismo apresentam semelhanças e diferenças entre si. O Realismo retrata o homem interagindo com seu meio social, enquanto o Naturalismo mostra o homem como produto de forças “naturais”, desenvolve temas voltados para a análise do comportamento patológico do homem, de suas taras sexuais, de seu lado animalesco.

A partir da segunda metade do século 20, as concepções estéticas que nortearam o ideário romântico começaram a perder espaço. Uma nova tendência, baseada na trama psicológica e em personagens inspirados na realidade, toma conta da literatura. Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo.

No que se refere ao Contexto histórico observa-se uma Nova fase da Revolução Industrial, novas descobertas e avanço científico; campanha abolicionista; Guerra do Paraguai (1864-1870); fundação do Partido Republicano; decadência da Monarquia; Lei Áurea de 1888; economia voltada para o mercado externo e fim da mão de obra escrava, entre outros.

No Brasil, essa passagem ocorre em 1881, com a publicação de Memória Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908), e de O Mulato, de Aluísio Azevedo (1857-1913). Nesse sentido, observa-se no livro de Machado um viés realista, enquanto o de Aluísio é claramente naturalista.

REALISMO

Nesse período nota-se a investigação psicológica, que questiona a existência humana. Ele ainda substitui o determinismo biológico por acentuado pessimismo existencialista e discute temas como a relatividade da loucura e a exploração do homem pelo próprio homem.

A intertextualidade e a metalinguagem marcam o estilo de Machado. O uso da linguagem poética, do jogo proposital de ambiguidades, da recuperação de lugares comuns e do microrrealismo psicológico também são características fundamentais da obra machadiana.


            NATURALISMO
O principal autor naturalista, como abordado anteriormente, no Brasil é Aluísio Azevedo. O determinismo social predomina em sua obra, construída através de observação rigorosa do mundo físico e da zoomorfização das personagens.

REFERÊNCIAS

Realismo e Naturalismo - resumo, contexto histórico, autores, dicas e questão comentada. Disponível Em: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/realismo-naturalismo-contexto-historico-autores-dicas-questao-comentada-598963.shtml Acesso em 17/06/2013

 

Naturalismo. Disponível Em: http://www.brasilescola.com/literatura/o-naturalismo.htm. Acesso em 17/06/2013


DUARTE, José Roberto. Realismo / Naturalismo no Brasil - (1881-1893). Disponível Em: http://www.joseroberto.jornalapraca.com.br/vestibular/literatura/1516-realismo--naturalismo-no-brasil-1881-1893 Acesso em 17/06/2013

5 comentários:

  1. Obrigada pelas informações, Sarah!! Ao ler esse texto, logo passaram pela minha cabeça nossas discussões em sala de aula!!Muito boa a síntese!!!Será de grande valia para nossos estudos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!! Ficou espetacular como você!!!

    ResponderExcluir
  3. Texto muito bem escrito, repleto de informações relevantes! Parabéns, nos ajudará muito em nossos estudos.

    ResponderExcluir